November 24, 2005

Qual o tamanho do seu pé?

Você já se confundiu, no meio de uma loja européia ou americana, ao encontrar quatro numerações diferentes gravadas na sola de um par de sapatos que gostaria de comprar? Milhares de pessoas, há décadas, gostariam de saber por quê nao existe uma tabela internacional e uniforme para medir esse acessório insubstituível. Em alguns países usam-se centímetros, noutros polegadas, os sistemas de conversão são confusos, enquanto nossa única preocupação é comprar um calçado confortável e durável para os nossos pés. Pior ainda se o nosso pé tiver uma medida intermediária. As estatísticas comprovam que, levando em conta o comprimento e a largura, existem aproximadamente 100 medidas diferentes de pés adultos. Os fabricantes não sabem e não querem solucionar esse problema, pois a confecção de números intermediários acarretaria custos adicionais de fabricação. Conseqüentemente, só a metade da população usa sapatos que sejam da medida exata do seu pé.

Pequenos industriários, comerciantes e estudiosos pediram ao Rei João I da Inglaterra (o famigerado João Sem Terra) na Magna Carta de 1215 que o governante uniformizasse os pesos e medidas do Império. Naquela época (não só hoje em dia) os governos trabalhavam de forma extremamente lenta, assim nada aconteceu até 1304, quando finalmente montaram um comitê para esse fim. Aparentemente porém o então Rei Eduardo I tinha preocupações maiores do que essa. Passaram-se mais 20 anos (!) e finalmente, em 1324, seu filho Eduardo II teve a brilhante idéia de medir o comprimento dos calçados com grãos de cevada. Três grãos colocados lado a lado formaram um inch (polegada), doze inch viraram um foot (pé) e 36 grãos de cevada tornaram-se o „padrão internacional” (pelo menos nos países de língua inglesa) para o comprimento de um pé. O comprimento de um grão de cevada é de aproximadamente 8,5 mm. Convenhamos, não é um método prático para se medir no século 21, mas o sistema persistiu.

Os franceses, alguns séculos depois, decidiram que eram mais inteligentes que os ingleses e que iriam inventar um método muito mais "lógico" que o deles. Criaram pois o "ponto de Paris", que mede 2/3 cm (6,666 mm), e padronizaram o sistema europeu de calçados, que estabelece que se dividirmos o comprimento da nossa forma (não do pé!) em milímetros por esse número mágico teremos a numeração do nosso sapato. Os fabricantes brasileiros, entretanto, decidiram que eles dividiriam o comprimento do pé, e não da forma, pelo número diabólico (6,666): é por isso que há uma diferença de dois números entre os dois sistemas de medição. Por exemplo, se o seu pé mede 26 cm então você é um „perfeito 39” no Brasil, mas aqui na Europa você compraria um calçado 41. Nao é uma loucura? Pois é mesmo!

Só para completar, eu gostaria de mencionar que, após inúmeras pesquisas, não consegui descobrir a lógica que regeu o nascimento dos "pontos de Paris". Perguntei a vários sapateiros, comerciantes e até proprietários de fábricas de sapatos, mas ninguém conseguiu me dar uma explicação concreta. Se alguém souber mais a respeito, sou todo ouvidos…

5 comments:

Anonymous said...

Nada como saber que temos alguma coisa perfeita! Nem que seja a numeração do sapato da gente...;-)

Anonymous said...

Vc esqueceu de mencionar os sapatos americanos que oferecem medidas da seguinte forma: 34; 34.5; 35; 35.5 ....e assim por diante(muito conveniente)....Mas só pra relaxar bem que poderia oferecer as havainas legítimas para os pezinhos da foto...rsrsrs

Gábor said...

Lili, os americanos medem em polegadas! Essa numeração que vc menciona talvez exista na Suiça... verifique novamente e me informe! Em todo caso, muito obrigado pelo comentário!

Anonymous said...

Gábor, vc estava certo em relação a medida dos sapatos americanos...eles são medidos em polegadas e a numeração começa pelo número 1 e vai 1,5 ; 2; 2,5..... e assim por diante até mais ou menos 12 ou 13...Parabéns! bjs Lili

Profª Sheila said...

Olá!
Interessante a foto que ilustra sua mensagem!
Gostaria de saber onde a achou!
Foi na Internet mesmo?