December 01, 2005

Cruz torta

Ultimamente ando me esquecendo de várias coisas, uma delas é de entrar no meu próprio blog... parece que estou ficando senil. Se bem que a senilidade tem uma vantagem: poderei esconder os meus próprios ovinhos de Páscoa no jardim.

Uma de minhas leitoras mais assíduas (a que ganhou o jantar "piros") perguntou por quê a cruz da Santa Coroa húngara é torta? Como este blog trata de assuntos de suma importância para a Humanidade, fiz uma pequena pesquisa. Como sempre, existem várias explicações para isso.

Alguns cientistas dizem, que ela já foi feita assim de propósito e que ela indica o ângulo exato da inclinação da Terra. Joalheiros examinaram a base da cruz e não há sinal que comprove que ela tenha sido entortada à força. Isso responderia o porquê da cruz nunca ter sido "consertada"... ou não?

Uma outra versão relata, que na metade do Século XV um Habsburgo chamado Albert reinou durante dois anos aqui na Hungria e morreu. Sua esposa Erzsébet (Elisabeth) quis que seu filho, ainda nem nascido, fosse o próximo rei e numa noite roubou a coroa do Castelo de Visegrád. Sua mais leal camareira ajudou-a e documentou o ocorrido em detalhes num diário. Embrulharam a coroa num travesseiro enorme e como o Danúbio estava congelado, quiseram atravessá-lo num trenó para chegar a Komárom, cidade não muito longe dali. Mas o gelo cedeu e quase tudo se perdeu nas águas do rio. Por sorte a coroa foi salva mas na confusão levou alguns sérios golpes. O diário da camareira não menciona o fato da cruz ter entortado, mas é possível que tenha.

Um desenho de 1620 mostra a coroa ainda com a cruz em pé, mas isso não comprova nada. Nos duzentos anos que se seguiram a coroa viajou centenas ou talvez milhares de quilômetros pois a cada nova batalha ou revolta o símbolo do poder precisava ser escondido e bem guardado. A coroa visitou Pozsony inúmeras vezes (hoje Bratislava), Ecsed, Trencsén, Linz, Passau, Viena, Komárom e mais alguns castelos espalhados pelo reino. As condições das estradas de terra e das carroças eram bastante precárias (se comparadas aos automóveis com amortecedores de hoje em dia) portanto vocês podem imaginar pelo que passou esta bela jóia durante a sua história.

Pesquisas recentes demonstraram, que no dia 14 de fevereiro de 1638 a Santa Coroa sofreu um novo acidente. Ela era guardada dentro de uma capa de cobre, que por sua vez ficava num pequeno baú. Naquele dia houve a coroação da rainha Maria Anna, primeira esposa de Ferdinando II e o camareiro real foi incumbido à última hora de trazer a coroa do rei para a festa. Como ele estava com pressa e havia perdido a chave do baú, este foi aberto de forma violenta, possivelmente entortando a cruz. Mas novamente isto é só especulação, pois ilustrações posteriores, de 1741 e 1790 por exemplo, mostram a cruz ainda em pé.

Em 25 de maio de 1784 o camareiro real do rei József II relata o seguinte: „No dia de hoje, vinda de Pozsony, recebi a Santa Coroa do Reino, que está com a cruz entortada.” Parece que essa é a primeira vez que mencionaram o fato por escrito. Quase todas as ilustrações futuras já mostram a coroa com a cruz torta.

2 comments:

Anonymous said...

Gábor, desculpe a trabalheira. É que realmente eu adoro ver essa coroa com a cruzinha torta desde o dia em que a Anna Barbara colocou o ímã com o desenho dela na geladeira daqui de casa. Köszönöm! :-)

Anonymous said...

(E é importante ressaltar que a dona da casa odeia imã de geladeiras - só gosta desse (ou melhor, mooooorre de carinhos por ele), que é o único imã de geladeira da história de todas as geladeiras daqui de casa... ;-)