December 14, 2005

O que você daria? (Parte 2)

Recebi inúmeros emails e comentários dando sugestões de quais seriam as versões modernas do ouro, incenso e mirra caso os três reis magos estivessem vivos e tivessem que presentear o Menino Jesus na semana que vem.

Lenise Resende nos relata que „imagens dos reis magos só apareceram em presépios por volta de 1484” e que „o ouro representava o poder material, o incenso a nobreza e a amarga mirra significava o sacrifício que Jesus enfrentaria”.

Achei um pouco forçado, acho que é bem mais simples e pragmático: O ouro, obviamente, significava a riqueza. A mirra, que é uma resina aromática originária da Babilônia usada como perfume (e que se usa queimar nas igrejas em ocasião de festa ainda hoje) representava, na minha opinião, a vida espiritual. E o terceiro presente, que na realidade era um incenso chamado olíbano representava a saúde, pois é uma goma resina para aplicações tópicas em ferimentos.

Concluo portanto, que hoje em dia os presentes atualizados seriam um cartão de crédito „ouro”, uma consulta paga num psiquiatra e um plano de saúde mirrado.

No comments: