December 14, 2005

Veríssimo


Meu irmão János ontem mesmo me disse que eu deveria ter explicado a última frase do artigo sobre os gansos, pois a piada não ficou clara. Será que alguém realmente acreditou que os avicultores húngaros enfiam as pobres aves n’água até morrerem?
...Um Gottes Willen!

Às vezes me pergunto se existe alguma técnica para quem deseja escrever com ironia? Vejam o que Luis Fernando Veríssimo respondeu: „É curioso. Os brasileiros estão acostumados com a ironia, nada mais comum do que duas pessoas que se amam se agredirem ironicamente, ou as pessoas dizerem o contrário do que realmente pensam, mas coloque-se isso num texto e o comum é as pessoas não entenderem. Esta é a maior ironia de todas. Se há uma técnica para escrever com ironia? Não, é só ser irônico, brasileiramente.”

A entrevista toda pode ser vista aqui:

http://revistalingua.uol.com.br/textos.asp?codigo=10953

Alguém tem alguma sugestão do que seja "ser irônico, brasileiramente"?

4 comments:

Anonymous said...

Esta piadinha eu presenciei vc contando para seu fornecer em um almoco pra lá de descontraído... Demos muita risada juntos...ainda mais pq ele acreditou....rs

Anonymous said...

Gabor, o Janko tem razão: não ficou nem um pouco claro que se tratava de uma piada, até por que o ganso geralmente não morre quando é afogado - no máximo desmaia por alguns minutos. O que o Veríssimo não diz (quando trata da ironia) é uma coisa tão óbvia e banal que ele só pode ter omitido de propósito, para deixar o texto mais intrigante. É o seguinte: quando você está sendo irônico, durante uma conversa, você sublinha o texto com a entonação de voz, o ritmo da fala e as expresões faciais. Veja que a piada ficou boa, quando você a contou ao vivo, conforme comentou a Ingrid mais acima.
Gyuri

Anonymous said...

Gyuri.... Vc tem toda razao em sua colacacao. Muitas vezes já tive problemas com conversas em linguagem escrita, principalmente por messenger, por exemplo. Porém esta é a única maneira de conversar com pessoas distantes, por isso corro o risco. Entretando a piada contada pelo Gábor ao vivo no meio de uma conversa séria, foi totalmente inesperada e realmente engracada.

Anonymous said...

O Millôr semana passada escreveu que "O último refúgio do oprimido é a ironia ... ". Falava de política, mas, prá mim, as duas situações que os autores colocam são idênticas!